Na Cabeceira Cap. 10 | Lendo e convivendo
- Bio Cult Cultivando a vida
- 2 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Você já fez parte de um clube do livro? Onde escolhem em conjunto qual livro ler e depois comentam sobre ele?
Faz um tempo atrás assisti ao filme “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”. É baseado no livro homônimo das autoras Mary Ann Shaffer e Annie Barrows. Mary faleceu alguns meses antes do lançamento do livro, mas deixou uma obra fantástica.
Já parou para pensar na liberdade que temos hoje para fazer o que quisermos? E que, infelizmente, muitas escolhas que fazemos não são nada boas?
A história deste livro se passa numa ilha situada no Canal da Mancha durante a ocupação nazista e no pós-guerra. A Sociedade Literária surge de improviso para disfarçar o que o grupo estava realmente fazendo: na época, era proibido aos invadidos criarem porcos, a única coisa que podiam era plantar batatas (sim, daí vem a expressão “vá plantar batatas”). Eles haviam escondido um leitão e, chegada a hora, o porco foi abatido, usando o encontro de Clube de Livro como fachada. Não darei mais spoilers sobre o livro e o filme, pois vale mesmo a pena vocês lerem ou assistirem.
Fico aqui com o fato do surgimento de um clube de leitura. Assim como ele começou muitos também nascem: da oportunidade que se mostra no momento, da vontade em conviver, da necessidade de se proteger. Motivos não faltam.
Eu moro em Campo Alegre, e lá temos um grupo de mulheres que também começou a se encontrar por acaso, nascida da vontade de estar junto, conversar sobre o que lemos e aprendemos, e com isso crescermos juntas. O nome do nosso grupo é Sociedade Literária da Cheesecake de Frutas Vermelhas, sim, inspirado no livro/filme. E embora eu não tenha ainda experimentado a cheesecake, fico feliz por fazer parte de um grupo com coisas em comum.
A leitura não precisa ser uma atividade solitária, se fechar para o mundo e mergulhar nos livros. Por vezes levantamos a cabeça acima da linha da água e lá vemos muitas outras cabeças, então acontece o que de mais incrível pode acontecer, a convivência com outras pessoas.
Sair da bolha do nosso próprio mundo de leitura, das nossas redes sociais, da TV.
A pandemia veio para jogar um balde de água fria em nosso grupo, assim aconteceu com muitos grupos que se encontram regularmente, mas aos poucos e com cuidado vamos retornando a estas atividades e tenho certeza que loguinho vou provar a deliciosa cheesecake.
Estes momentos são importantes, a troca de conhecimentos, o partilhar da mesa e o compartilhar dos sentimentos e emoções que afloram na leitura de um bom livro.
A história do livro é uma ficção, a história do nosso grupo não, mas é tão incrível e cheia de significado quanto qualquer outra obra literária. Aprender a valorizar isso é muito importante. O que temos, e o que vivemos, é tão ou mais incrível do que lemos, assistimos ou acompanhamos no celular.
Seja longe numa ilha, seja numa grande cidade ou mesmo numa pequenininha, sempre haverá pessoas e motivos para estar juntos, a leitura em conjunto é uma maneira muito agradável de conviver, crescer juntos e fazer parte da vida uns dos outros.


Comentários