top of page

Na Cabeceira Cap. 11 | Tudo em 24 horas

Hoje começamos diferente, pois dessa vez foi meu marido quem me sugeriu o tema.

O estilo da vez é o thriller, é um estilo aquele que mistura suspense, tensão e excitação e sempre tem as cenas de perseguição e muitas informações que ficam ocultas até o último momento.

O primeiro livro que pode ser chamado de thriller é "Odisseia de Homero". Clássico da literatura da Grécia Antiga, é uma trama controlada pelo vilão, ou seja, o herói precisa passar pelos desafios apresentados.

Alfred Hitchcock, conhecido como mestre do suspense, levou às telas de cinema este estilo com grandes filmes. Quem nunca ouviu falar do filme "Psicose", com a cena do vilão e sua faca no banheiro?

Mas, relaxem, vou falar aqui de um tipo de thriller mais leve, mas ainda assim alucinante, são histórias que se passam em 24 horas. Dan Brown ficou conhecido por causa do livro "O Código da Vinci", mas pessoalmente, gosto mais de dois livros que ele escreveu antes: "Ponto de Impacto" e "Fortaleza Digital". Polêmicas à parte, a forma de escrita dinâmica e os acontecimentos rápidos prendem a leitura.

Já falei aqui para vocês de Umberto Eco, quando aconteceu o lançamento do livro Código Da Vinci, houve até uma intriga entre os dois autores, com uma acusação de Dan Brown ter reescrito "O Pêndulo de Foucault". Tendo lido os dois livros, sim, Dan Brown se inspirou muito nas teorias de conspiração ali apresentadas. Mas ao contrário de Eco, sua escrita é mais fluida e rápida. É daqueles livros que te prendem e não consegues parar de ler. Enquanto O Pêndulo me tomou 2 meses de leitura, o Código foi devorado em 5 dias.

Vamos a algumas características em comum nos livros de Brown: velocidade, tudo acontece rápido; desdobramentos, as informações vão sendo distribuídas em camadas; reviravoltas, sempre quem parece amigo do herói é vilão.​​​​​​​

Alguns de seus títulos são muito conhecidos pois viraram filme: "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "Inferno". Eu tenho a tendência de buscar livros que não são tão badalados, então segue aqui outros títulos de Brown que valem muito a pena: "Ponto de Impacto", "Fortaleza Digital", "O Símbolo Perdido" e "Origem" (os dois últimos com o mesmo herói, Robert Langdon).

A dica de hoje é para que leiam sim os livros da moda, mas não deixem de descobrir as obras menos famosas destes mesmos autores, normalmente são obras de maior profundidade e temas diferenciados.​​​​​​​

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

Bio Cult SC

Rodovia SC 418 - Campo Alegre, SC

©2023 por Bio Cult. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page